Os pais devem ensinar as crianças a trabalhar

crianca_trabalho

Não existe uma regra mágica que aponte qual a idade certa para desenvolver determinadas tarefas. Tipo: quando posso deixar meu filho fazer um bolo? É certo mandar minha filha passar roupas aos 10 anos? Pois é… Não existe manual. Porém, é errado poupar a molecadinha. A criançada precisa aprender a trabalhar.

O desenvolvimento de algumas atividades depende de muitas variáveis: a maturidade da criança, conhecimentos já adquiridos, educação dos pais, ambiente em que vive, se é filho único, se é o caçula…

Mas a questão nem tem a ver com esse contexto todo. Tem mesmo a ver, segundo os especialistas, com o fato de os pais não atribuírem tarefas aos filhos pequenos. E, muitas vezes, nem na adolescência. E as razões são quase sempre as mesmas.

Algumas famílias consideram que os filhos são pequenos demais para fazer coisas sozinhos. Vestirem-se aos cinco anos para ir à escola, por exemplo. A psicopedagoga Sira Martín fez uma pesquisa e descobriu que mesmo os adolescentes são poupados. No máximo, ficam responsáveis por passear com o cachorro ou levar o lixo à lixeira.

Ou seja, os adolescentes raramente recebem a incumbência de fazer compras no supermercado, lavar o carro ou preparar o jantar.

Na opinião da psicopedagoga, para que os filhos aprendam a ser responsáveis é preciso proporcionar-lhes autonomia pessoal. Ou seja, os pais devem incentivá-los a assumir certas tarefas desde os primeiros anos – claro, respeitando os limites da idade. Quando são muito pequenos, é evidente que não se pode exigir que façam coisas complexas. Nem que executem com perfeição. Por exemplo, se começam a comer sozinhos, não dá para esperar que não derramem alguma coisa na mesa. Conforme vão crescendo, as responsabilidades vão aumentando. Preparar a mochila da escola, diariamente, é uma atividade que a criança logo pode assumir – ainda que sob a supervisão dos pais.

Entretanto, é muito comum que os pais façam por seus filhos o que as crianças poderiam fazer sozinhas. E isso por serem mais rápidos e eficientes. Assim, não é oferecido aos filhos espaço, tempo e um ambiente de confiança para que aprendam a fazer coisas por eles mesmos. O problema, como já disse noutros textos, é que esse tipo de comportamento impede o crescimento da garotada. Desta forma, as crianças crescem sem conhecer e desenvolver as habilidades em diferentes áreas. Além disso, acomodam-se e quase sempre encontram dificuldade quando surgem os primeiros grandes desafios da vida.

PS- Nos próximos textos, vou tentar relacionar algumas tarefas que as crianças podem desenvolver em cada faixa etária.

Anúncios

2 comentários em “Os pais devem ensinar as crianças a trabalhar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s