Nós, pais, muitas vezes ficamos com pena deles. Ou achamos que são muito pequenos para fazer certas tarefas. Poupamos os baixinhos e, com isso, prejudicamos o desenvolvimento dos filhos.
Como eu havia dito, não há uma única regra. Porém, em linhas gerais, dá para pensar alguns trabalhos que as crianças podem fazer. E isso de acordo com a faixa etária.
Entre dois e três anos
Nessa idade, as tarefas que a criança realiza devem estar sob controle do adulto. Os pequenos ainda não dão conta de compreender direitinho o que estão fazendo… E se estão fazendo bem ou mal a tarefa que receberam. Nessa idade, a criança atua de acordo com as orientações e proibições. Ela colabora com o adulto na organização e também consegue guardar seus brinquedos, calçados, pijama… Podem regar flores e ainda algumas tarefas concretas como colocar ou recolher os guardanapos da mesa…
Entre três e quatro anos
É um período em que as crianças observam a conduta do adulto e a imitam. Elas atuam em função da recompensa ou mesmo do castigo que podem receber. Nesta fase, vão sendo capazes de se controlarem e podem manter em ordem suas coisas. Colaboram na hora de guardar os jogos e devem ficar responsáveis por recolhê-los. Também podem colocar algumas coisas fáceis na mesa como os pratos e os talheres. Já tiram as roupas sozinhas e se vestem com alguma ajuda. Aprendem a compartilhar as coisas e a esperar a vez delas. Mostram interesse crescente por brincar com outras crianças.
Entre quatro e cinco anos
A criança segue observando e imitando o adulto. Necessita de quem lhe guie, mas tem desejos de agradar e servir. Os pais devem aproveitar essa fase para não desestimulá-los com reprovações e reprimendas. Uma coisa é orientar e corrigir; outra é fazer a criança se sentir incapaz.
Os pais devem incentivar as crianças a se vestirem sozinhas, recolherem os brinquedos, se controlarem em espaços públicos – igrejas, teatros, restaurantes etc. Nessa idade, já pode assumir algumas responsabilidades como colocar a mesa, cuidar de algum animalzinho, dar recados… A criança consegue cuidar de irmãozinhos menores por breves períodos de tempo (desde que tenha a presença de um adulto na casa). E deve ser responsável por deixar organizados os objetos que usa.
Entre os quatro e cinco anos, a criança tem capacidade para comer sozinha, calçar-se, lavar-se, tomar banho. Gosta de conviver com outras crianças, faz amizade com facilidade e precisa aprender a respeitar a vontade das demais, ceder nas brincadeiras… Enfim, exercitar a generosidade.
PS- Este texto faz parte de uma série sobre a importância dos pais ensinarem os filhos a trabalhar, ajudando em casa e desenvolvendo autonomia. No próximo, vou tentar relacionar algumas tarefas que as crianças entre cinco e oito anos podem realizar.
Olá, muito interessante.
É um trabalho educativo que desenvolve a criança para a vida dentro do seu dia a dia. Parabéns!
CurtirCurtir
Obrigado, Ana. Espero que volte sempre ao blog.
CurtirCurtir
Tenho uma pergunta. Qual idade eu posso deixar a criança por pouco período, sozinha em casa( moro em apartamento).
CurtirCurtir
Ronaldo, parabéns pelo texto. Compartilho ele em meu facebook e também na página que tenho e muitas são as visualizações. O assunto gera interesse e é sempre esperado por nós educadores esta postura por parte dos pais, que também são educadores.
Grande abraço
CurtirCurtir