Como saber se o relacionamento faz bem?

amor

Ter uma pessoa do lado, ter um relacionamento não significa, em algumas ocasiões, que se tem um romance. A rotina, o costume, o não saber estar sozinho… fazem com que muitas pessoas permaneçam com alguém sem mesmo sentirem-se plenamente envolvidas pelo outro.

A psicóloga especialista em relacionamento, Mila Cahue, assegura que estar enamorado é algo que “ou se sente ou não se sente”. Ou seja, alguma coisa tem que acontecer dentro da gente… E ela lista alguns questionamentos que ajudam a identificar se você tem ou não um romance de verdade.

Quando acontece alguma importante em sua vida, com quem você deseja falar? Quem é a primeira pessoa da lista? Para quem você precisa ligar? Com quem você deseja desabafar? Se ocorre algo muito intenso e necessita contar para alguém, se deseja dividir sua alegria com uma pessoa, é em seu parceiro que você pensa? E se o problema é bastante grande, uma aflição enorme, é nele que você busca apoio?

Você diz com frequência “te quero”? E não estou falando apenas de querer no sentido sexual. Mas de um desejo de ter a pessoa contigo… Quando estamos plenamente envolvidos pelo outro, desejamos transmitir ao parceiro o que sentimos por ele.

Está disposto a compartilhar tudo com ele? Embora cada pessoa  tenha necessidade de  espaço, é preciso refletir se você deseja dividir tempo, dificuldades, costumes, casa…

Ele te dá segurança? Quando encontra no parceiro a sua “metade da laranja”, deve sentir-se seguro ao lado do outro. Se desconfia ou o outro não te dá estabilidade e o equilíbrio que necessita em sua vida, seguramente, não é a pessoa adequada pra você.

Tem vontade de lutar pelo seu relacionamento? Há relações que, por estresse e outras circunstâncias, desgastam-se e caem na rotina. Se não encontram forças para recuperar o “primeiro amor”, possivelmente o relacionamento não vale a pena.

Faz algo pelo outro? Você tem disposição para doar-se, para surpreender o parceiro, tentar fazer bem? Te dá prazer ver o outro feliz?

Sente-se pleno quando está ao lado do outro? Pessoas apaixonadas sentem desejo de se ver, de se encontrar, de conversar, de estar com o outro.

O outro é a pessoa mais linda do mundo? Sim, pra você, o parceiro precisa ser o homem mais lindo do mundo. Não significa ser cego, significa ver beleza no parceiro, gostar do nariz grande, dos seios pequenos…

Sente desejo pelo parceiro? Aqui está um detalhe muito importante. Se você sente mais desejo pelo vizinho, pela colega de trabalho, se sente mais atração por outra pessoa que por seu parceiro, os problemas não vão demorar a aparecer.

E mais duas perguntas para terminar:

Acredita que é viável dividir a vida com a outra pessoa “até que a morte os separe”? É preciso pensar, de forma realista, tendo em conta todos os aspectos negativos da outra pessoa, como seria uma convivência “pra sempre”.

E… Querem ter filhos juntos? Não estou dizendo que todo relacionamento, para ser feliz, tem que ter filhos. Falo da necessidade de sintonia de expectativas. Quando uma parte não deseja ter filhos, é muito frustrante para a outra pessoa. E isso certamente vai resultar em muitas brigas, conflitos e até mesmo a ruptura do relacionamento.

Anúncios

Um comentário em “Como saber se o relacionamento faz bem?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s