Homens que sabem amar

casal_homem gentil

Nós homens geralmente não percebemos como pequenas atitudes incomodam as mulheres. Coisas pequenas, comportamentos cotidianos, muitas vezes, comprometem o relacionamento. De igual maneira, pequenos gestos podem tornar a vida a dois muito mais feliz. Eu sempre digo que tudo seria bem mais fácil se cada um investisse o seu melhor, entendesse que relacionar-se implica numa série de compromissos e concessões.

Nunca atenderemos todas expectativas do outro. Ainda assim, algumas atitudes do homem em relação à mulher ajudam e muito a tornar muito melhor a convivência do casal.

Um princípio fundamental é aprender a ouvir a parceira. E ouvir demonstrando interesse, sem irritar-se. É importante deixá-la expressar suas frustrações, suas mágoas… Mulheres geralmente têm apego a coisas que para os homens não são importantes. É necessário entender essa diferença e respeitá-la.

A gente gosta de ter razão. Porém, mais importante que ter razão é viver em paz. Às vezes, é melhor ceder que transformar uma conversa numa briga. E, se a parceira tem razão, por que não admitir? Por que não se desculpar pelo equívoco?

Homens são mais fechados a respeito de suas coisas, enquanto as mulheres são mais abertas. Acontece que elas gostam dos detalhes. E precisam deles. Para elas, não basta dizer “está tudo bem, não fique preocupada”. A parceira geralmente conhece seu homem. Então, por mais que contrarie a nossa natureza, dar detalhes a respeito do dia de trabalho, dos estudos, das conversas e dos problemas enfrentados faz com que ela se sinta participante da vida do companheiro.

Gostamos de ser admirados, elogiados… E quando um homem fala bem de sua mulher para os outros, isso massageia o ego dela. Claro, é importante que ela escute, que saiba disso. Num relacionamento, queremos sentir que somos a prioridade do outro. Então quando ela sabe que o parceiro a elogia, admira, que não fica desejando outras mulheres, os sentimentos de estabilidade e segurança se fortalecem.

Nossa cultura, durante muitos anos, tratou a mulher como “a parte frágil”. E mulheres não gostam de ser vistas como frágeis. E, de fato, há um equívoco nessa forma de tratá-las. Mulheres querem ser honradas, tratadas com cuidado, com respeito. Querem se sentir importantes, e não inferiores ou fracas.

Para uma mulher, é importante sentir-se amada. E sentir-se amada não significa apenas sentir-se desejada sexualmente. Embora o sexo esteja extremamente valorizado nos dias atuais, nenhuma relação se sustenta sem que outras necessidades sejam atendidas. A mulher quer sentir-se contemplada pelo companheiro em suas carências emocionais e espirituais. E isso se demonstra em pequenos atos: segurar nas mãos dela, abraçá-la, rir juntos, saírem para passear…

No dia-a-dia, você também diz que ama ao abrir a porta do carro para ela, ao ensinar os filhos a respeitá-la, ao pedir que sua mãe (sogra dela) não interfira no relacionamento de vocês, ao apresentá-la de maneira elogiosa aos outros, ao demonstrar que se orgulha dela… São pequenas atitudes, mas que só são possíveis quando há comprometimento com o outro, quando o amor transcende o egoísmo, o individualismo e se transforma em prática cotidiana.

Anúncios

3 comentários em “Homens que sabem amar

  1. E foi assim que um relacionamento de 07 anos do qual eu fazia parte se foi. Texto muito bom, correto nos detalhes, para pessoas que estão lendo, tirem como lição e não façam como eu deixando olhos que iluminam seus dias se apagar, pra você. Detalhes são o segredo, valorizar cada momento!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s