O custo das renúncias no relacionamento

parejas_renunciar

Todo relacionamento implica em renúncia. Quando a gente escolhe viver com alguém, abre mão de muitas coisas. Entretanto, não raras vezes, depois de um tempo, algumas pessoas descobrem que certas renúncias estão cobrando um preço muito alto. E, por isso, sentem-se frustradas, inclusive com o romance.

Geralmente essas “descobertas” acontecem depois de alguma briga. Enquanto o coração está ferido, a mente fica indo e voltando e os defeitos do outro, as limitações do relacionamento parecem se tornar evidentes. E tudo que você deixou de fazer por causa dele (ou dela) começa a incomodar.

Às vezes, são coisas simples – ter deixado de sair com as amigas nos fins de semana, por exemplo. Ou pode ser que se trate de decisões mais complexas – como ter mudado de cidade.

Muitas dessas renúncias são feitas por opção. Outras, por sugestão do outro e até para evitar brigas. E isso acontece porque, quando nos apaixonamos, vemos tudo cor-de-rosa. Por isso, não nos importamos em abrir mão de coisas que gostamos. O outro se torna mais importante.

Entretanto, conforme os hormônios vão se acalmando, pouco a pouco a mente parece voltar a funcionar. Então, quando colocamos os ganhos e perdas da relação na balança, não raras vezes as perdas parecem maiores. E essa sensação é normal, porque podemos estar magoados com o parceiro… Sem contar que algumas renúncias podem carregar lembranças tristes, terem sido feitas sob pressão…

A maneira como a pessoa administra as emoções após descobrir o que perdeu é determinante para o futuro da relação.

Em primeiro lugar, é necessário sempre lembrar: quando decidimos estar com alguém, renunciamos. Não existe outra forma de viver bem a dois. Quem ama e quer viver com outra pessoa, abre mão de um outro modo de vida. O que se fazia quando solteiro ou noutros relacionamentos, a pessoa vai deixar de fazer. É simples assim. Mas existe uma diferença enorme entre renúncia e negação.

Negar-se é deixar de viver você para viver apenas o outro. É fazer todas as vontades do outro e esquecer de você. É ceder sempre. É dar e nunca receber. E ter uma relação assim implica em um custo muito alto.

Se a pessoa faz todas as concessões, a carga vai se tornando pesada demais e um dia, explode. E o romance fracassa. Por isso, é fundamental ter em mente que cuidar da relação também é cuidar de você.

Anúncios

4 comentários em “O custo das renúncias no relacionamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s