Por que mulheres pedem a separação?

mulher triste

Embora não tenha estatísticas brasileiras, dados do National Center for Health Statistics apontam que de cada três divórcios, dois são pedidos pelas mulheres. É possível que um homem se separe da parceira por falta de intimidade, por ter encontrado outra mulher ou porque sente que suas necessidades não são prioridade no relacionamento. Porém, uma mulher geralmente abre mão do casamento por razões bem diferentes.

A escritora Susan Swann tem acompanhado há muitos anos a realidade de centenas de casais e fez descobertas importantes. Geralmente as mulheres rompem um relacionamento por falta de conexão emocional, diferenças na administração das finanças da família, sentir-se abandonada pelo parceiro, incapacidade de resolver os conflitos com o outro e comportamento abusivo.

Os homem geralmente se sente próximo de sua mulher através da intimidade sexual. Mas, para a mulher, sentir-se conectada ao parceiro, significa, primeiro, intimidade emocional. O desejo sexual quase sempre vem depois, principalmente numa relação que já superou a fase da paixão. Por isso, quando uma mulher busca um companheiro fora do relacionamento, frequentemente é muito mais por encontrar alguém com quem se sente conectada emocionalmente do que por desejo sexual. Elas gostam que seus companheiros as conheçam, as escutem. Os parceiros bem sucedidos no relacionamento sabem o que suas mulheres gostam e o que pensam.

Numa sociedade machista como a nossa, muita gente ainda pensa que mulher é movida por interesses financeiros. Ou seja, se o sujeito tem dinheiro, a mulher gosta dele. Isso pode até ser verdade para algumas “interesseiras de plantão”. Porém, não é regra. O que as mulheres esperam é segurança. Elas desejam certa estabilidade. E essa estabilidade não significa necessariamente uma conta bancária recheada. O que desejam é ser participantes das decisões, sentirem-se respeitadas… Não querem ser tolhidas de gastar no shopping enquanto observam os parceiros em rodadas de cerveja após o futebol do fim de semana. Por isso, é importante falar aberta sobre as finanças e chegar a um consenso sobre a melhor maneira de administrá-las.

Homens que raramente ficam em casa, que não dão pouca atenção à família, são candidatos a ter problemas sérios no relacionamento. Para muitos deles, o fato de trabalhar bastante, colocar dinheiro em casa, é uma demonstração de dedicação à família. Mas não é assim que as coisas funcionam na cabeça da mulher. Se um homem fica muito tempo fora de casa, ela começa a questionar se realmente importa para ele. E se há filhos envolvidos e o camarada nunca está em casa, o ressentimento pode crescer entre eles.

Quase sempre, nós homens gostamos menos de conversar que as mulheres. E discutir a relação faz parte das coisas que, se pudéssemos, evitaríamos completamente. Ainda assim, somente o diálogo pode resolver os problemas do casal. Afinal, duas pessoas nem sempre vão estar de acordo. E a chave é reconhecer as dificuldades e adaptar-se as diferenças ao invés de tentar evitá-las. Segundo um estudo da Universidade de Michigan, um padrão particularmente nocivo é quando somente um dos parceiros se ocupa construtivamente de discutir uma situação com calma, escutar o ponto de vista do outro, tentar entender o que o outro está sentindo, enquanto esse outro foge, isola-se.

Em qualquer relacionamento, além de existir um “nós”, é fundamental que exista um “eu” e um “você”. As relações funcionam melhor quando duas pessoas com diferentes interesses se unem e encontram pontos em comum. O amor não é controle sobre o outro. Por exemplo, muitas mulheres gostam de estar rodeadas de familiares e amigos. E, para elas, será difícil sentirem-se isoladas dessas pessoas por conta de um parceiro dominador. Além disso, não é demais repetir que o abuso físico e emocional nunca é aceitável. Porém, infelizmente, alguns homens não sabem resolver os problemas e, para impor suas vontades, agridem suas parceiras levando-as a desejar a separação.

Enfim, a forma mais simples de manter o relacionamento e não motivar uma mulher a querer a separação é tornar a vida a dois um refúgio seguro, calmo… Homens que se interessam por suas parceiras, desejam e investem na intimidade (mais do que física), conectam-se a elas, respeitam-nas… Esses homens podem se surpreender e ter uma vida amorosa muito feliz.

Anúncios

Um comentário em “Por que mulheres pedem a separação?

  1. Homens que se importam e cuidam de suas companheiras existem? Para a maioria deles o que importa é o carnal, mas se esqueçem que a cada falta de apoio, companherismo, por não serem ouvidas e compreendidas, se distanciam, preferem o silêncio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s