Amar é decisão

amar_decisao

A vida nos muda. O que somos hoje não seremos amanhã. Já não somos os mesmos de ontem… Por isso, ninguém é capaz de sustentar que será a mesma pessoa daqui cinco, dez ou vinte anos. E o mesmo vale para nossas emoções. O que sentimos também sofre a influência do tempo. Por isso, a maneira como olhamos para a pessoa amada muda com o passar dos meses, anos…

Entender isso ajudaria muita gente a preservar seus relacionamentos. Não são raros os casos de pessoas que chegam até se casam acreditando que a paixão delas é diferente… E durará para sempre. Lamento informar, mas tudo passa. Inclusive a paixão.

Nossas emoções mudam constantemente. Mas ainda tem quem acredite que sentirá um “fogo eterno” pelo parceiro. Isso acontece por várias razões. E a principal delas é porque confunde-se amor com paixão. A paixão é esse fogo, esse desejo maluco pelo outro, esse sentimento intenso que motiva, que parece mexer com a criatividade, o humor… A pessoa sente-se nas nuvens, sorri à toa.

Quando isso passa, o que fica?

Frequentemente, as pessoas pensam que o amor acabou. E por isso, acham que não existe motivo para continuar. Escolhem a separação e até o divórcio. Porém, e todas aquelas outras coisas que existiam no parceiro e que a pessoa admirava? O outro não era alguém pelo qual valia a pena lutar?

É por isso que eu defendo a tese de amar também é uma decisão. Amar está longe de ser “calafrios” pelo outro… Amar é ser leal, é respeitar, é estar comprometido efetivamente com o relacionamento.

Quem ama valoriza as virtudes e aceita os defeitos. E reconhece que haverá momentos em que as emoções se acalmam e até parecem esfriar completamente. Entretanto, quem ama decide lutar por novos começos. Quem ama aposta no relacionamento e decide viver o outro, mesmo parecendo não existir novidades.

Anúncios

Um comentário em “Amar é decisão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s