Conheça alguns sinais de que o amor está esfriando

???????????????????????

A vida a dois tem altos e baixos. Entretanto, muitos casais não percebem os sinais do distanciamento e, quando se dão conta, já não sentem prazer algum no relacionamento. Por isso, penso que vale a pena vez ou outra gastar um tempinho e avaliar a qualidade do romance. Não se trata apenas de verificar se andam brigando demais. É fundamental notar se o amor não está esfriando. E algumas situações indicam que é preciso voltar a investir na relação.

Um de meus textos mais lidos trata de um ato aparentemente simples: andar de mãos dadas. Pois é… Trata-se de um comportamento singelo e que faz toda diferença. Eu costumo dizer que andar de mãos dadas sinaliza que o amor ainda está ali, que o outro ainda faz a diferença na vida da gente. Por isso, quando um casal já deixou de andar de mãos dadas, quando não se tocam mais enquanto caminham, algo não vai bem.

Outro indício é a ausência de ligações, mensagens, bilhetes… Nos primeiros meses do relacionamento, falamos com a pessoa amada sem nenhuma razão aparente. Apenas pelo prazer de falar com o outro. A gente liga para saber como está, se dormiu bem, se vez uma boa viagem… Manda recadinho desejando boa sorte na apresentação da faculdade, na reunião do trabalho… Porém, quando o amor começa a esfriar, esses gestos também vão ficando no passado.

Por que gente casada não se beija na boca? Não estou falando de selinhos (embora eles sejam importantes). Falo daqueles beijões… Daqueles que arrepiam. E estou falando desses beijos não apenas na hora do sexo.

Outro indício de que a rotina já consumiu o casal é a pouca disposição para sair juntos. Quando a gente está apaixonado, até uma ida à padaria se torna um acontecimento.

O amor também está em crise naqueles casais que não conseguem mais conversar sem brigar. As brigas são naturais na convivência a dois. Porém, quando o casal já não consegue ficar sem discutir, a chama do amor está apagando.

Quando o amor está em alta, basta um olhar e já é possível saber o que o parceiro está pensando. Se o amor está em crise, não somente diminuem os olhares, como o casal também deixa de entender a linguagem dos olhos.

Um dos indícios mais significativos de que o relacionamento está em xeque é quando o desejo se esfria e não há mais prazer na companhia do outro. Quando a gente ama, quer estar perto, sentir, tocar, ouvir… Se não faz diferença estar com a pessoa amada ou, pior, se o tempo juntos se torna um martírio, a separação ou traição são os passos seguintes.

Portanto, se você, caríssimo leitor, caríssima leitora, nota no seu relacionamento alguns desses sintomas, sugiro que trabalhe para reavivar o amor. Nunca é simples, reconheço. Porém, com fé, carinho, dedicação, paciência e perseverança, é possível voltar a viver o melhor do romance.

Anúncios

9 comentários em “Conheça alguns sinais de que o amor está esfriando

  1. Voltar pro começo, quando e onde se conheceram, os encontros quando namorados, o primeiro beijo, as conversas, tudo está diante dos olhos, bem perto, o tempo não muda nada, a pessoa amada está onde sempre esteve. Dia 28/29/30 de março de 1992 conheci a minha metade, e sempre o vejo, em cada episódio da nossa história, o mesmo que conquistou meu coração. Parabéns pelo texto.

  2. E quando a gente está cansada de investir num relacionamento e só recebe ciúme e controle em troca? E falta de compreensão? Quando o outro só sabe reagir com autoproteção? Quando o parceiro não tenta crescer, evoluir, quer ficar sempre na mesma, quando ele acha que dar beijo, fazer amor, por comida na mesa, comprar o que a gente pede, ajudar nas tarefas domésticas é o bastante? Quando ele não se interessa pelos nossos sonhos, quando fala deles conosco da boca pra fora e só quando tocamos no assunto? Quando ele tem seus sonhos mas não faz nada pra conquistá-los e não liga quando a gente incentiva ele a seguir seus objetivos? Quando ele enterra seus talentos e fica na maioria das vezes esperando que as coisas caiam do céu? Quando ele fica estagnado e só no que se empenha é em saber se a gente conversa com outras pessoas com medo de serem trocados? Mesmo que na verdade sejam apenas conversas de trabalho ou triviais que não duram mais que vinte minutos? Quando o fato de termos um nível intelectual maior é motivo pra que nos chame de sabichonas e que queremos ser melhores do que Deus? Quando nos chamam por apelidos na frente dos amigos? Quando não dão atenção quando estamos irritadas ou perplexas e até brigam conosco quando nos irritamos como se se irritar não fosse algo normal? Quando riem de nós ao nos ver emocionadas com alguma coisa? Quando ele erra e não tem capacidade de perceber que errou? E quando apontamos o erro ele só sabe se defender, nunca se analisa, nunca se autocritica? Sendo que eu quando erro tenho capacidade de me desculpar com ele, mas o mesmo não ocorre por parte dele, só quando a briga é muito feia e na maioria das vezes depois que eu me desculpo. Sinceramente, estou cansada de lutar. Tenho amor por ele, mas me sinto cansada de não ser levada a sério, de viver ao lado de alguém que não se esforça.

  3. Infelizmente isso acontece com frequência com vários casais, isso também aconteceu comigo, fiz de tudo para melhorar nossa relação ate que um amigo me indicou um sex shop e comprei umas fantasias eroticas e alguns bolinhas que esquentam e com isso estamos melhorando nossa relação a cada dia, estamos nos descobrindo novamente e isso é um bom sinal.

  4. oi, esto com minha outra metade da laranja faz 13 anos e sinto que tudo esfrio tenho so 29 anos e quero fazer com que nosso amor reacenda,dicas de como recomeçar esto perdida não seio como fazer isso .

  5. O texto é lindo!!! Pena que pra mim alem de esfriar, congelou também. Isso porque na minha relação sempre houve traições da parte do meu parceiro. Não há amor que suporte mais de uma, duas, três traições…
    Triste tudo isso que passei e passo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s