Relacionamentos morrem por várias razões. Mas, em geral, é porque pelo menos uma das partes deixou de investir no romance.
Discussões diárias, falta de tempo para o outro, esquecimentos… Pequenos detalhes causam distanciamento e a destruição do relacionamento.
Entretanto, hoje quero considerar sobre três aspectos que muita gente descuida sem perceber.
O primeiro deles, deixar de cuidar da aparência. Já notou que, quando a gente quer conquistar alguém, procura vestir a melhor roupa, estar com melhor perfume, faz até dieta para estar com o corpo em dia? O problema é que, depois de algum tempo de relacionamento, algumas pessoas “se largam”. Não arrumam o cabelo, usam a roupa mais velha… E vão com qualquer trapo para a cama… Sem contar aqueles que esquecem do banho, não se preocupam mais com a balança… Investir no relacionamento também é cuidar da aparência.
Outro aspecto é a comunicação. Eu sempre falo sobre a importância do diálogo. Mas algumas pessoas pensam que isso só é importante na hora de resolver os problemas. E as coisas não funcionam assim. É por meio da conversa que a gente conhece as pessoas, se aproxima das pessoas. Isso vale para a pessoa amada. Quando a gente ama alguém, a gente fala sobre o colega de trabalho, sobre o trabalho de faculdade, a respeito de uma cena que viu no trânsito, reclama do atendimento no supermercado… Comenta sobre um filme, a roupa que experimentou na loja… Casais que aceitam o silêncio abrem mão do romance.
Outro ponto é o desinteresse sexual. É fato que com o tempo pode haver certa acomodação. Parece não existir mais novidades entre duas pessoas que já se relacionam sexualmente há muitos anos. Isso, porém, não significa que a vida sexual precisa deixar de existir. Muito pelo contrário. Sempre haverá espaço para encontrar novas maneiras de intimidade. E aqui é fundamental não esquecer que, mesmo entre duas pessoas que se amam, sexo é conquista. Como brinca um especialista no assunto, não dá para o sujeito chegar à noite na parceira e dizer: “hoje tem?”.
E a iniciativa não deve ser apenas do homem. Ambos devem investir em estratégias que possam “esquentar o clima” no relacionamento e permitir que funcione bem a intimidade sexual.
Um comentário em “Pequenos descuidos que matam o relacionamento”