Dois grandes erros que se comete no relacionamento

parejas

Todo mundo quer uma relação feliz. Embora muita gente se acomode com o passar do tempo, no início do romance, acredito que as pessoas estão dispostas a fazer o seu melhor para viver bem no relacionamento. Penso que ninguém aceita dividir a vida com outra pessoa desejando ter problemas. Porém, eles aparecem. E por que aparecem se tudo que mais se deseja é evitá-los?

Está aí uma questão para a qual é difícil ter uma resposta. Na verdade, não importa o que se faça, as dificuldades vão surgir. Não temos controle sobre a vida. Isso significa que, ainda que esteja se esforçando muito, alguns dias serão de lágrimas e dor.

E diante das dificuldades que aparecem na vida do casal, alguns comportamentos podem ser determinantes para que o relacionamento afunde de vez.

O primeiro grande erro é “não encarar os problemas”. Por mais que isso possa parecer absurdo, é uma atitude compreensiva. Afinal, a pessoa se esforça tanto para que a relação funcione, e aí… parece que por mais que lute para dar certo, ainda assim, dá errado. Isso faz com que a pessoa se sinta ferida, frustrada, decepcionada porque o romance não é perfeito, não é como sempre sonhou.

Então a pessoa olha para o parceiro e pensa: “ele não está fazendo a parte dele”. O olhar passa a ser justamente esse: “se ele se esforçasse um pouco mais, não estaríamos nessa situação”.

Pois é… Acontece que quando você pensa assim, o outro também pode estar pensando de maneira semelhante. Talvez na cabeça do parceiro, ele também acha que está fazendo o melhor dele. E é possível que esteja… Por isso, quando os problemas aparecem, é necessário compreender, primeiro, que nenhum dos dois pode ter necessariamente culpa. Dificuldades fazem parte da dinâmica de um relacionamento. Segundo, é fundamental encarar a situação, dialogar com o parceiro, buscarem juntos uma solução e unirem-se para superar tudo o mais rápido possível.

Sabe qual o segundo grande erro? Encarar tudo sozinho. Enquanto alguns são omissos, outros acham que podem assumir o controle. Tenho repetido a tese óbvia de que relação se faz a dois. Assim, se algo ruim está acontecendo na relação, a responsabilidade é dos dois. Por isso, se uma dificuldade se apresenta, é importante entender qual é seu papel para encontrar uma solução. Mas… nunca deve tentar encarar tudo sozinho.

Portanto, quando os problemas aparecerem, converse abertamente com seu parceiro. Escute o outro e aceite suas opiniões. A comunicação só tem a melhorar seu relacionamento. E juntos sairão fortalecidos.

Um comentário em “Dois grandes erros que se comete no relacionamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s