Cinco qualidades fundamentais do “homem para casar”

casar

Toda lista é passível de ser revista, acrescentada, modificada. Ainda assim, entendo que podem ajudar a pensar diante de situações complexas da vida. A escolha de um parceiro, por exemplo, talvez seja um dos aspectos mais importantes.

Neste texto, apresento qualidades que considero fundamentais em um homem. E toda mulher, que sonha ter um relacionamento estável, deveria levar essas características em consideração. Trata-se de uma lista simples, daquelas que nunca saem de moda.

Infelizmente, muita gente sofre com as consequências de uma escolha errada. E tudo por que ignorou valores básicos. Como vivemos numa sociedade voltada demais para a aparência, pessoas bonitas, divertidas e que parecem bem-sucedidas têm sido vistas como os parceiros ideais. Embora entenda que não há nada de ruim nessas características, elas estão distantes do que é fundamental na hora de escolher alguém casar.

Gostar de crianças e de idosos – Quem não gosta de criança, não tem condição de ser bom pai. Quem não brinca com criança, não ri com criança, não se encanta com criança, já perdeu parte de sua humanidade. E, curiosamente, quem não gosta de criança, quase sempre também não tolera idosos. Querer bem e tratar bem crianças e idosos mostra o quanto uma pessoa é sensível às fragilidades do outro. Neste ponto, sugiro que se observe como o candidato a marido trata a mãe, trata o pai, avó, avô, sobrinhos…

Tem disposição para sujar as mãos – Sujar aqui nada tem a ver com fazer o que é errado. Tem a ver com ter disposição para trabalhar, para não ter problemas em lavar louça, cortar a grama do quintal, trocar o chuveiro, limpar o bumbum do bebê… Homem tem sim que saber trocar pneu, pintar parede… E, principalmente, tem que gostar de trabalhar.

Não ser narcisista – Pois é… Muitos homens cultuam o próprio corpo. Ainda que seja importante preocupar-se com o bem-estar físico e até desejar apresentar-se com um corpo bonito para a parceira, homem que se olha demais no espelho é homem que olha demais para si e deseja ser objeto de culto – inclusive de outras mulheres. E gente assim está mais preocupado em mostrar-se gostoso que dedicar seus carinhos apenas a uma pessoa.

Ser honesto – Quem é honesto não faz negócios questionáveis, não gasta mais do que ganha, respeita compromissos, não engana a parceira… Homem honesto, ainda que cometa erros, não esconde suas falhas. Dividir a vida com uma pessoa honesta significa ter calma, tranquilidade, sossego, paz de espírito.

Humildade – Ser humilde não significa ser simplório. Significa ser alguém que, embora tenha autoestima, não se juga melhor que os outros. Significa ser alguém que respeita a opinião alheia, que reconhece seus erros, que sabe negociar, ceder… Significa ser alguém que pede desculpas, que aceita críticas.

Quem leva em consideração essas qualidades na escolha de um parceiro tem muito mais chance de viver bem, de ter um relacionamento feliz.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s