Três erros que precisam ser evitados no relacionamento

relacionamento

Os erros e sofrimentos pelos quais a gente passa ao longo da vida nos ensinam muita coisa. Especialmente na dinâmica do relacionamento. Quando há disposição em fazer a autocrítica, em observar as próprias responsabilidades nos dramas vividos pelo casal, temos condições de crescer e tornar a vida a dois muito melhor.

Tenho aprendido muito. Tenho ainda muito a aprender, pois, como dizia Sócrates, o universo do conhecimento é tão amplo que nunca não daremos conta de nos apropriarmos de todo o saber. Porém, reconhecer que nada sabemos já é um primeiro passo em direção ao conhecimento.

No relacionamento, os erros são frequentes. Fazemos muita bobagem. Chega ser constrangedor. Principalmente, porque alguns deles se repetem e, aos poucos, vão destruindo o amor.

Um erro grave é a mentira. Eu sei que há situações que mentir parece ser a melhor forma de poupar o parceiro, de não magoá-lo. Porém, a mentira é uma tragédia no relacionamento. Uma mentira puxa a outra… E, pior, nos acostumamos com a mentira. Ela se torna um hábito, um ritual quase diário. Como parece nos proteger, a mentira se torna nossa “amiga”.

Acontece que o ditado “a mentira tem perna curta” tem boa dose de verdade. E o dia que ela vem à tona, o relacionamento entra em xeque. E ainda que haja perdão, sempre existirá o risco de ficar plantada a semente da desconfiança. Dificilmente o romance voltará a ser o mesmo.

Um segundo erro é transferir a culpa ao parceiro pelos problemas enfrentados pelo casal. Sei que há muitos relacionamentos em que apenas uma pessoa parece lutar para fazer dar certo. E isso também não faz bem. Porém, existe risco em achar que o outro nunca faz nada certo, nunca ajuda, nunca colabora, nunca cuida do romance. Às vezes, estamos tão envolvidos pelo problema, tão chateados que não conseguimos reconhecer qual a nossa responsabilidade, não conseguimos notar onde temos falhado. Nesses casos, ter um olhar de fora, preferencialmente isento (porque mãe, irmã, amiga quase sempre é um desastre nessas horas) pode ajudar bastante.

Outro erro é a falta de respeito. Eu entendo que o parceiro com freqüência nos irrita. E a gente perde a cabeça. Respirar fundo, contar até mil (se necessário, rsrs) são estratégias necessárias. Gritar, xingar são ofensas. E graves. É falta de respeito com quem a gente ama. Insultar, ser irônico… tudo isso faz mal ao relacionamento. Essas atitudes não têm volta. Podemos até nos desculpar, mas causam fissuras no romance, abrem brecha para outros comportamentos desrespeitosos e só tornam a vida a dois ainda mais difícil.

Anúncios

Um comentário em “Três erros que precisam ser evitados no relacionamento

  1. Um outro erro que vejo presente em muitos relacionamentos é a falta de confiança de um parceiro com o outro. Acredito que a confiança, lealdade, amizade e respeito são as 4 coisas fundamentais num relacionamento a dois. Talvez seja com a falta de uma dessas coisas que muitos casais não vão à frente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s