Cinco coisas que os recém-casados devem deixar no passado

romantica

Entre meus textos preferidos está um que tem o título “escolher é perder”. Nele, explico que toda vez que a gente escolhe uma coisa, perde outra. E isso vale para tudo na vida. Inclusive é uma das verdades mais importantes que se impõem sobre quem optou por se casar. Seguindo a lógica do “escolher é perder”, quem quer ser solteiro, nunca vai viver as possibilidades que só o casamento oferece; e quem é casado, em hipótese alguma poderá continuar vivendo coisas que só a solteirice permite.

A lista de coisas que os recém-casados precisam deixar para trás é bastante longa. Ainda assim, escolhi falar sobre cinco pontos essenciais. Esses cinco aspectos de certa forma se abrem em vários outros comportamentos cotidianos.

Flertes – Quando se é solteiro, não há nenhum problema em flertar com alguém (se faz isso com delicadeza ou não, é outra questão). Gente solteira pode “sair atirando” para todos os lados. Vale abordar na balada, mandar mensagens, usar o Facebook, o Whatsapp… Porém, quando a pessoa casa, esse é um comportamento que precisa ser abandonado. Pesquisas revelam que flertes (principalmente pelas redes sociais) estão entre as principais causas de divórcio. Afinal, de um flerte pode nascer uma traição.

Queixar-se do parceiro para as amigas – A situação vale para ambos os sexos. Já escrevi no blog especificamente sobre o assunto. Não se deve falar do relacionamento para os outros. E por vários motivos. Entre eles, porque por mais que o amigo, a amiga, o pai, a mãe… sejam seus confidentes, quando você se queixa de seu parceiro para essa pessoa, você está violando a confiança. É normal, após casar-se, descobrir que o príncipe está mais para sapo. Entretanto, deve-se resolver as diferenças com o próprio parceiro.

Egoísmo – Quando somos solteiros, até vale ir ao mercado e encher o carrinho de coisas que gostamos. Também é normal que você pegue o seu salário e gaste todo ele equipando o carro, comprando jogos ou, no caso das mulheres, usando toda a renda para comprar roupas, sapatos, arrumar o cabelo, unhas, viagens… Acontece que quando se casa não existe mais o “eu”, existe um “nós”. Você vai ao mercado e as compras devem ser referenciadas pelo que a casa precisa. O salário deve ser gasto com as prioridades do lar. Após o casamento, a referência de nossas escolhas diárias está na boa convivência com o outro; o parâmetro de nossas decisões é o bem estar do relacionamento.

Vida social passada – Casar não significa romper com os amigos, mas pode significar romper com rotinas que se tinha com esses amigos. Embora seja importante ter certa privacidade e até fazer alguns programas sem o parceiro, não dá para seguir frequentando os mesmos lugares, fazendo as mesmas coisas. Boa parte da vida social muda. Passa-se a ter uma vida social de “gente casada”.

Hábitos da casa dos pais – Talvez esse seja o ponto mais complicado. Casar representa unir duas culturas diferentes. Dessa união, surge uma nova cultura. Pelo menos deveria ser assim. Mas nem sempre é o que acontece. Com frequência, pessoas casam e querem fazer com que o parceiro seja como era o pai dela, o irmão dela, o tio… Tem maridos que esperam das esposas atitudes semelhantes às da mãe… É fundamental entender que se casar também significa criar novas tradições.

Sabe, depois que a gente casa, não dá para olhar para trás. O jeito “antigo” de viver até pode chamar a atenção, mas, para ter um relacionamento duradouro e verdadeiro, é preciso abandonar certos hábitos e construir outros.

Anúncios

3 comentários em “Cinco coisas que os recém-casados devem deixar no passado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s