Como superar a monotonia no relacionamento?

relacionamento_monotonia

Eu confesso que me divirto com certas coisas que falam a respeito de relacionamento. Entre elas, está justamente as que envolvem o tema deste texto. Afinal, até que ponto é possível revitalizar o romance, romper com a monotonia?

Vou ser direto: receitinhas não funcionam. É preciso mais que uma sequência de cinco, dez, vinte passos para superar a monotonia. E sabe por quê? Porque a vida por si mesma pode se tornar muito monótona.

Temos personalidade… Isso também afeta. Tem gente que o tempo todo é inquieto, está sempre se mexendo, inventando, surpreendendo. Por outro lado, tem pessoas que são mais contidas, pacatas… Até apáticas. Essas pessoas se acostumam fácil com a rotina. Gostam, inclusive, de viver um dia igual ao outro.

Por isso, entendo que a primeira coisa que um casal deve ter em mente é “quais são as expectativas que temos para o relacionamento?”. Depois, saber exatamente o que significa uma vida a dois. E, por fim, os dois devem ter claro o que é um relacionamento monótono e por que está monótono. Se o casal for incapaz de responder essas questões, certamente vai ter problemas.

A monotonia pode, de fato, existir. Mas ela pode representar o próprio curso da vida, porque a vida, embora vez ou outra nos surpreenda (inclusive com coisas ruins), nem sempre nos oferece muitas chances de experimentar novos gostos, sabores… novos ares.

Vivemos uma época em que a necessidade do novo parece se impor a cada dia. Isso chega a ser incoerente inclusive com a ideia tradicional de relacionamento, pois a própria tese da fidelidade implica na necessidade de rejeitar viver novas paixões. E como se apaixonar todos os dias pelo já conhecido, pela mesma pessoa? Por isso, dicas para revitalizar o romance são falhas. Na vida, até gentilezas que se repetem podem se tornar sem cansativas. Então o que nos resta? Acreditar e apostar no amor. O amor é aceitação e capacidade de tornar belo até o que parece velho, feio e sem graça.

Anúncios

Um comentário em “Como superar a monotonia no relacionamento?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s