Amores difíceis comprometem a carreira

Happy couple in the park

Tenho defendido que, se alguém quer viver um relacionamento feliz, deve priorizá-lo. Não é a carreira, não são os estudos, não são os amigos, os pais e nem os filhos… Nada disso pode ocupar o topo da lista. Porém, isso também não quer dizer viver uma vida medíocre do ponto de vista profissional, acadêmico e nem deixar de dedicar tempo e atenção às pessoas queridas.

É justamente partindo dessa ideia que desejo refletir sobre um desses pontos: a carreira profissional.

Eu acredito que nenhum sucesso compensa o fracasso na vida afetiva. Entretanto, também acredito que muita gente tem tido problemas sérios na carreira por viver uma montanha russa no relacionamento. Gente que divide a vida com gente mal resolvida corre risco de se tornar um profissional medíocre.

E o motivo para isso é simples: quem vive sob pressão no relacionamento, estaciona. Não dá para trabalhar bem se a pessoa que você ama te desequilibra emocionalmente. Acaba a concentração, mina a criatividade, tira o foco do trabalho no horário de expediente… Torna-se impossível ser de fato profissional.

Embora eu defenda que o relacionamento deve ser prioridade, é fundamental contar com alguém que some, que ajude, que apoie… Que compreenda que vez ou outra pode ser necessário fazer hora-extra, ir a um jantar da empresa, deixar de responder o whatsapp… A pessoa que está ao nosso lado também deve ser quem estimula, quem ajuda a identificar falhas profissionais, que auxilie no comprometimento. Deve ser alguém que sabe ouvir angústias, dar um conselho… Alguém que ajuda a acalmar no momento de tensão, que impede que se faça uma bobagem e até ajude nas estratégias para conseguir uma promoção ou mudar para um emprego melhor.

Afinal, ter alguém pra amar é ter alguém com dividir uma vida, construir sonhos juntos e nunca silenciá-los.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s