Quatro mudanças antes de decidir se divorciar

divorcio

Não são raras as pessoas casadas que cogitam se divorciar. Muitas delas estão insatisfeitas, porém pouco têm feito para mudar a dinâmica do relacionamento. Por isso, se você tem pensado em se separar, sugiro quatro mudanças de comportamento e atitudes que devem fazer parte de sua vida, antes de romper seu casamento.

Enfrente a situação ao lado do seu parceiro – Algumas pessoas estão infelizes, mas não verbalizam para o outro o que as incomodam. Por vezes, agridem o outro, reclamam, mas são incapazes de ter uma conversa franca. Acham que o outro tem que saber o que deve fazer pelo relacionamento. Desculpa, mas o seu parceiro não tem como descobrir o que vai em sua mente. Por isso, converse. Sem acusações… Diga o que você sente e por que se sente assim. Não tenha vergonha de dizer o que você gostaria que mudasse… Muito menos de pedir que o outro se envolva. Mas deixe claro que quer o envolvimento do outro, porque o ama e deseja salvar o relacionamento.

Assuma a responsabilidade de seus sentimentos e suas atitudes – Tem gente que sonha ter uma vida melhor, um guarda-roupas repleto de peças da estação… E, por não ter o que deseja, culpa o parceiro. Acha que o outro é acomodado, não se esforça etc etc. Mas será que o outro é mesmo culpado de você não ter o que gostaria? Ou será que você não tem idealizado uma condição de vida incompatível com os rendimentos familiares? Separar-se resolveria seus problemas? Eu sei que tem muito marido acomodado por aí. Mas sei também que existem pessoas que conheciam qual seria a realidade financeira do casal e ainda assim apostou no casamento. Não adianta casar com professor e querer ter status de executivo de companhia multinacional.

Construa sua própria vida – Esse é um erro que muita gente comete. A pessoa casa e se acomoda profissionalmente e intelectualmente. Não se preocupa em crescer na carreira, fazer cursos, estudar… A pessoa deixa de ler, se atualizar… Enfim, para no tempo. Isso torna sua vida vazia, desinteressante e faz com que o parceiro, muitas vezes, deixe de admirá-la, respeitá-la. Por isso, embora tenha um casamento, nunca esqueça que você segue tendo uma vida, que é sua, só sua.

Aprender a amar sem dependência – Certas pessoas se casam iludidas. Pensam que tudo será perfeito, que o parceiro, os filhos serão semelhantes aqueles que aparecem em comercial de margarina ou em alguns filmes românticos de Hollywood. E aí, quando aparecem os problemas, desgostam do outro. Bem, esse tipo de relacionamento não existe. A vida a dois é difícil. E nem sempre o outro fará tudo conforme você sonhou ou sonha. Por isso, penso que é fundamentar amar sem criar expectativas, sem condicionar o amor às condições do dia a dia do casal. Tem gente que só ama quando tudo está bem. E, infelizmente, os dias ruins também são uma realidade. O amor não pode depender das circunstâncias.

Anúncios

4 comentários em “Quatro mudanças antes de decidir se divorciar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s