Mulheres querem ser ouvidas; homens, elogiados

homemxmulher

Muito já se falou sobre as diferenças básicas entre homens e mulheres. Porém, uma coisa é falar das diferenças, outra é entender que elas realmente existem. Afinal, basta observar os conflitos entre os casais e logo notamos que poucos conseguem compreender as diferenças. A maioria não reconhece determinadas atitudes ou carências do parceiro, da parceira.

E hoje eu quero falar de um único aspecto envolvendo homens e mulheres… Mulheres querem ser ouvidas; homens, elogiados.

Poucas coisas tocam tanto o coração de uma mulher quanto a capacidade do parceiro de ouvi-la. E, detalhe, ouvir é muito diferente de tentar aconselhar, de tentar resolver os problemas dela. Homens, por serem práticos, mal escutam a mulher, já começam analisar a questão e a propor soluções. Acontece que não é isso que a mulher espera; ela quer ser acolhida. Ouvir uma mulher é gastar tempo, abraçar, respeitar e incentivar. Se ela pedir um conselho, o homem até pode tentar ajudar. Porém, nunca como uma ordem. E em hipótese alguma… nunca fazendo com que ela se sinta inferior, incapaz. Às vezes, nós homens, ainda que sem a intenção, menosprezamos o que a mulher está sentindo… Sugerimos que é coisa boba, fácil demais de resolver. Isso é tudo que uma mulher não precisa nessas horas…

os homens querem mesmo elogios. Talvez seja uma insegurança não verbalizada, não consciente.  Enfim… Mesmo em momentos de crise, um homem sente necessidade de ser visto como alguém capaz, como uma pessoa que supera as dificuldades.  Como o homem é um ser prático, ele quer ser visto pelo que faz. O homem é ação… O homem quer se mostrar forte. E a força dele se traduz no que ele é capaz de realizar. Por isso, quando uma mulher quer agradar um homem, deve ser capaz de reparar o que ele faz. Pode ser o empenho na empresa, o cuidado com o carro… E, detalhe, se a mulher repara, pode apostar que ele vai tentar fazer ainda melhor.  Por isso, é fundamental valorizar as coisas que ele faz para casa, para a família, pelo relacionamento. Quando a mulher faz isso, tem um homem mais ativo, disposto. Se ela critica o que ele faz, vai ter um sujeito ainda pior em casa.

Embora esses dois pontos não expliquem toda complexidade das diferenças entre homens e mulheres, já sinalizam que o relacionamento pode ser mais simples quando reconhecemos  que algumas características são peculiares a cada gênero.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s