De quantos partidos políticos o Brasil precisa?

O ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski defendeu que o Brasil deveria ter, no máximo, cinco partidos políticos. A fala do ministro foi numa palestra nessa segunda-feira, em Washington, nos Estados Unidos.

Para o ministro, do ponto de vista ideológico, o Brasil deveria ter um partido um no centro, um centro-esquerda, um de esquerda, outro de centro-direita e também um partido de direita.

O Brasil hoje tem  mais 30 partidos. Dias atrás, falei inclusive em meu comentário na Metrô, que temos partidos demais e ideologia de menos. Por isso mesmo, a defesa do ministro do Supremo faz todo sentido. Não sei se o desenho ideal seria este: apenas cinco partidos. E com estas propostas ideológicas. Entretanto, eu sei que a quantidade de partidos confunde e impede inclusive que o eleitor tenha maior consciência política.

Hoje, quando você vota em alguém, você não tem a menor ideia qual é o comprometimento dele com determinados assuntos. Por exemplo, você não sabe se, ideologicamente, é alguém que concordaria com nomeação de diretores de escola ou que brigaria sempre por escolha por voto direto.

Na hora de construir uma rua nova, se tem algumas árvores no local, corta as árvores ou não corta?

Embora essa sejam questões aparentemente pequenas, as decisões geralmente partem de determinadas crenças que um sujeito político tem. Um partido bem definido ideologicamente reúne pessoas que lutam por causas semelhantes.

Por que o PMDB é um partido dividido? Metade apóia o governo Dilma e metade não apóia? Entre outras razões, porque não possui uma ideologia clara.

Por que o PT, em Maringá, é oposição ao Partido Progressista, PP, mas, na esfera nacional, são aliados?

É para acabar com essas contradições que uma reforma política é fundamental. Para o ministro Lewandowski, essa seria a primeira e mais importante reforma. Eu concordo. E não apenas pela confusão ideológica. Mas porque partido político, no Brasil, serve mais como moeda de troca do que como legenda que tem um projeto para o país.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s