Se Dilma não cair, Lula volta em 2018?

Meu comentário de hoje toma como base o texto de José Roberto de Toledo publicado no jornal O Estado de São Paulo com números da pesquisa Ibope.

A pesquisa verificou o potencial de voto dos principais personagens políticos brasileiros… E isso já projetando as eleições de 2018.

O Ibope identificou que 55% dos eleitores brasileiros, hoje, não votariam em hipótese alguma no ex-presidente Lula.

Para quem é da oposição, o número pode parecer extremamente positivo. Mas não é. A mesma pesquisa mostrou que 47% dos eleitores não votariam em Aécio Neves, 54% não votariam em José Serra e 52% também não escolheriam Geraldo Alckmin.

Quer mais? A rejeição a Marina Silva é 50% e a de Ciro Gomes é de 52%.

Na prática, Lula está feio na foto. Mas os adversários também.

E sabe o que é mais interessante? Se a eleição fosse hoje, num eventual primeiro turno, nenhum deles teria mais votos que o ex-presidente. Apesar de toda crise política envolvendo o governo petista, Lula ainda teria 23% dos votos. Aécio, que é o concorrente mais forte, conquistaria 15%.

Estamos em 2015, em plena crise política e com a economia afundando. Ainda faltam três anos para as eleições presidenciais. Daqui três anos, se Dilma se sustentar no governo, será que os números de Lula melhoram ou pioram?

Sabe, pouca gente tem disposição para fazer essa análise. Mas uma coisa é certa: a oposição precisa do impeachment de Dilma não para punir o PT pela corrupção ou salvar a economia do país. O motivo é outro… Se Dilma sobreviver às ameaças de impeachment, a oposição corre sério risco de perder novamente para Lula.

É o medo de que isso aconteça que parece motivar a oposição a lutar pelo impeachment da presidente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s