PT: de “rainha do baile” a “leproso”?

Estamos a menos de um ano das próximas eleições. Em outubro de 2016, vamos escolher prefeitos e vereadores em todos os municípios do país.

E o ano que vem terá uma dinâmica diferente no que diz respeito as coligações partidárias. Não estou falando de nenhuma mudança nas regras das eleições. Estou falando especificamente de como poderá ser a presença do PT na disputa eleitoral.

Nos últimos anos, o partido reunia em seu entorno uma série de outros partidos em virtude da projeção nacional bastante positiva. Principalmente capitaneada pelo sucesso do então presidente Lula.

Mas os tempos áureos do PT parecem coisa do passado. Dias atrás, em entrevista, o pré-candidato do PT à prefeitura de Maringá, vereador Humberto Henrique, disse que até parece que o partido está com lepra. Não há partido interessado em coligar-se com o PT.

De fato, em Maringá, o partido pode ir para a disputa pela prefeitura em chapa pura. Candidato a prefeito e candidato a vice do mesmo partido.

Em Curitiba, o deputado Tadeu Veneri é apontado como possível candidato petista à prefeitura da capital. E ele também reconhece: o partido vive um momento difícil. Ao falar sobre o assunto, ele disse: “não somos mais a rainha do baile”.

Pois é… Se até dois anos atrás todo mundo queria estar com o PT, hoje, até quem gosta do PT, prefere não se mostrar aliado do partido.

Certamente isso vai trazer um tempero novo para a disputa eleitoral do próximo ano. Não dá para dizer que isso vai ser bom. Não mesmo. Até porque, apesar da crise – inclusive ética – pela qual passa o Partido dos Trabalhadores, ainda tem muita gente boa, bem intencionada e competente que milita na legenda. E que talvez seja prejudicado pela pouca credibilidade do partido nesse momento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s