Gastos com funcionalismo superam 50% da receita líquida dos Estados

Num ano eleitoral, você tem ideia do que compromete as contas públicas e impede que sejam feitos investimentos básicos – como, por exemplo, a manutenção de estradas ou a reforma de escolas?

A Secretaria do Tesouro Nacional divulgou os gastos dos estados com as folhas de pagamentos e também com os pagamentos das aposentadorias. Os números são assustadores. Quase todos os Estados brasileiros gastam mais da metade de toda a receita líquida com os servidores públicos ativos e inativos, os aposentados.

Esse assunto é sério demais. Mas quase ninguém se toca do problema. A população, de um modo geral, ignora o tamanho do problema. Os servidores públicos, do Executivo, Legislativo e Judiciário, precisam ser bem remunerados. Merecem se aposentar.

Porém, se não houver uma reforma administrativa severa, se o tamanho do funcionalismo não for revisto, se o sistema de aposentadoria dos servidores não passar por mudanças, não restará outra alternativa a não ser aumentar ainda mais os impostos sobre a população.

Hoje, já se gasta mais de 50% da receita líquida em 24 Estados. E com um volume desse de despesas com o funcionalismo, não sobra dinheiro pra mais nada.

Um estudo divulgado no final do ano passado mostrou que os investimentos públicos em obras pra população está caindo para o patamar dos anos 1990. Ainda em abril, o jornal O Estado de São Paulo mostrou que apenas 1,17% do PIB brasileiro foi aplicado em investimentos. Isso significa que, se nada for feito imediatamente, o futuro estará comprometido.

Anúncios

Um comentário em “Gastos com funcionalismo superam 50% da receita líquida dos Estados

  1. Bom dia Ronaldo, realmente vc tem razão, (se nada for feito o futuro será comprometido),eu pergunto o que nós simples cidadão pode fazer para um problema de tamanha proporção, será que somente o fato de divulgar essa situação ajuda? Desculpa é que fico pensando o pode ser feito.
    Saiba que seu blog tem sido de muita valia para mim, obrigada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s