Sobram imóveis desocupados; faltam moradias para os mais pobres

Ninguém tem obrigação de saber sobre tudo. E isso nem é possível. Contudo, ter uma noção da realidade brasileira ajudaria nossa gente a pensar melhor em suas escolhas eleitorais, por exemplo.

Dias atrás, descobri, por exemplo, que estima-se que o Brasil tenha cerca de 6,9 milhões de famílias sem moradia – gente que mora de favor, em casas emprestadas, barracos, junto com outros familiares ou simplesmente se abriga em prédios como o que pegou fogo e desabou em São Paulo.

Por outro lado, o país tem aproximadamente 6 milhões de imóveis desocupados. Alguns deles há muitos anos.

Enorme contradição, né?

Afinal, se a gente pegasse esses imóveis desocupados e colocasse as pessoas que não têm casa para morar neles, o problema de habitação estaria praticamente resolvido.

Evidentemente, isso não é tão simples. E nem é possível numa cultura capitalista, que preserva a propriedade privada e prevê que cada pessoa conquiste a própria casa – mesmo que seja por meio de algum programa de incentivo federal.

E por falar em programa federal, o que dizer dos projetos desenvolvidos para contemplar os mais pobres em suas necessidades?

Bom, a coisa não funciona tanto quanto gostaríamos. São as pessoas mais pobres que mais sofrem com a ausência de moradias. E, pior, programas como o Minha Casa Minha Vida contemplam uma parcela muito pequena da população que ganha até três salários mínimos – justamente os mais carentes.

Na prática, os mais pobres são excluídos inclusive daquilo que deveria ser um direito básico: ter onde morar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s