Os ricos do mundo estão mais ricos

Um dos temas que, para mim, está entre os mais relevantes é a desigualdade social. Não sou contra o capitalismo. Defendo a propriedade privada. Mas tenho dificuldade para aceitar a lógica criminosa de ganho acentuado de alguns poucos em oposição ao empobrecimento da maioria.

No Brasil, enquanto os mais ricos ficaram mais ricos nos últimos anos, os pobres ficaram mais pobres. E, no mundo, isso também tem acontecido.

O relatório produzido pela Boston Consultig Group mostrou que os milionários controlam metade da riqueza pessoal do planeta. Essas riquezas atingiram quase 202 trilhões de dólares no ano passado. O aumento foi de 12% em relação ao ano de 2016. Foi o crescimento mais significativo, o maior crescimento dos últimos cinco anos.

De acordo com esse relatório, a riqueza pessoal está cada vez mais concentrada nas mãos de algumas poucas pessoas. Os milionários e bilionários já possuem quase metade de toda riqueza pessoal do planeta.

Curiosamente, o relatório mostra que, aos poucos, tem ocorrido uma espécie de transferência dessa riqueza. O dinheiro parece escapar das mãos dos mais pobres. Esse dinheiro vai para o bolso dos mais ricos.

Como mudar isso? Na verdade, por mais que se critique o Estado, a maneira eficaz de promover distribuição mais justa é por meio de políticas públicas. Ou seja, é o reconhecimento político da necessidade de atuar em favor dos mais pobres que pode reduzir a desigualdade e distribuir os ganhos de forma minimamente equilibrada.

Podcast da Band News. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s