Cresce o número de idosos empregados, mas ainda são o menor grupo entre ocupados

O envelhecimento da população tem motivado, no Brasil, um fenômeno que já vem ocorrendo em países desenvolvidos: a presença cada vez maior de idosos no mercado de trabalho.

Ainda existem preconceitos e até mesmo dificuldade de conseguir um novo emprego quando se tem mais de 50, 55 anos. Porém, segundo o levantamento do Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, os trabalhadores mais idosos correspondem, atualmente, a 7,8% do total de pessoas ocupadas no país.

É fato que os idosos são o grupo com menor participação entre os trabalhadores que têm um emprego. Porém, em 2012, eles representavam apenas 6,3% da população empregada.

Conforme o Ipea, o comércio é o setor que mais tem absorvido os idosos, 17%; 15% estão na agricultura e 10% no setor de serviços relacionados à educação e saúde.

Outro dado interessante é o aumento do nível de escolaridade dos idosos empregados. Embora 67% deles tenham apenas o ensino fundamental incompleto, a fatia daqueles com escolaridade média ou superior cresceu de 20%, em 2012, para 25% em 2018.

Na prática, esses números apontam que a presença de idosos no mercado de trabalho será cada vez maior nos próximos anos. E isso também reforça a necessidade de se pensar políticas de valorização e cuidado com esse profissional.

Afinal, muitos idosos lutam pela manutenção de um emprego não necessariamente pela satisfação pessoal, mas por uma questão de sobrevivência. As dificuldades de se aposentar ou mesmo de uma renda digna nessa fase da vida, por vezes, os obrigam a buscar um trabalho – ainda que em condições pouco favoráveis.

Foto: Veja

Podcast da Band News

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s