Investimentos caem nas universidades federais; custo-aluno é de R$ 6 mil/ano

No Brasil, alguns setores são prioridade apenas no discurso. A educação é um dos principais exemplos. A educação brasileira carece de atenção em todos os níveis – da educação infantil ao ensino superior e pós-graduação.

Um levantamento bastante completo realizado pelo G1 nas universidades federais reforçou a convicção de que as políticas educacionais são uma grande falácia.

Nos últimos cinco anos, o investimento nas 63 instituições federais caiu 28,5%. Enquanto em 2013, foram aplicados cerca de 8 bilhões e 700 milhões de reais, neste ano, o orçamento previsto é de pouco mais de 6 bilhões.

Embora o dinheiro esteja encolhendo, mais vagas estão sendo abertas. O número de alunos cresceu 10% entre 2012 e 2016. No total, as universidades federais recebem 1 milhão e 72 mil estudantes.

Os cortes nos investimentos afetam as universidades de várias maneiras. As bolsas estudantis estão congeladas. Também ocorreram cortes nas contas de água e luz, serviços de limpeza, vigilância, corte de grama e manutenção dos prédios. As obras, construções e reformas foram reduzidas. E até os recursos para os restaurantes universitários foram afetados. Pelos menos os salários dos professores estão sendo preservados.

Particularmente, entendo que as universidades nem sempre fazem boa gestão dos recursos. Não há necessidade de motorista para transportar reitor, chefes de departamento etc. Também é possível otimizar as despesas de viagens e até de manutenção.

Porém, diferente do argumento privatista de alguns segmentos, o estudante brasileiro em uma universidade pública não custa caro ao Estado. Se fizermos as contas, dos 6 bilhões aplicados em 1 milhão de estudantes, temos exatos 6 mil reais por aluno – pouco mais que o custo de um dia de serviço de um deputado federal (eles custam 2 milhões de reais por ano aos cofres públicos; isso dá cerca de 5,5 mil reais/dia). Cada aluno universitário custa 500 reais por mês à União. Não é muito dinheiro.

Portanto, chega a ser criminoso tirar dinheiro da educação.

Podcast da Band News. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s