Brasileiros não querem votar para presidente

A pesquisa Ibope divulgada na semana passada trouxe um dado preocupante: seis em cada dez brasileiros ainda não sabem em quem votar ou não pretendem votar em ninguém para a presidência.

Esse número preocupa, porque indica um distanciamento cada vez maior entre a população e o poder. O efeito é péssimo. Afinal, o Brasil das decisões fica cada vez mais nas mãos de uma minoria enquanto o povo se mantém fora do jogo.

Além disso, a eleição poderá ser decidida por menos da metade da população. E o próximo presidente chegaria ao Palácio do Planalto sem o respaldo da grande maioria dos eleitores – o que, teoricamente, deve comprometer de imediato a governabilidade.

O Brasil está há pelo menos 4 anos sem um presidente que seja respeitado pela população.

Isso não é nada positivo. As pessoas acabam mantendo-se distantes do que está acontecendo e, principalmente, deixam de acreditar no futuro.

Ao terem poucas expectativas, o nível de empreendimento das pessoas se torna cada vez menor e o efeito para a economia é ruim: o país não cresce.

É possível reverter esse cenário? Infelizmente, nós, cidadãos, não temos muito controle sobre isso. Cabe à classe política refletir sobre esse sentimento de desesperança do eleitorado e reagir oferecendo melhores alternativas à população, inclusive no que diz respeito aos candidatos. E se nada fizerem, que pelo menos façamos a escolha do menos pior.

Ouça o podcast da Band News. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s