Educar é impactar vidas

Às vezes me pego pensando: o que eu faço em sala de aula? Há 13 anos, sou professor. Escolhi ser professor. Me alegro por, hoje, me dedicar exclusivamente à educação. Mas ainda assim me questiono frequentemente: tenho feito a diferença na vida dos alunos?

Com certa frequência, recebo relatos e depoimentos, inclusive em comentários no Facebook, sobre o efeito que tive na vida de alguns alunos. Isso é simplesmente incrível. Gratificante.

E, sinceramente, acho que esse é o papel do educador: impactar a vida dos alunos. O conteúdo é relevante, necessário. Mas muito desse conteúdo é descartado. E descartável. Útil apenas até passar no vestibular.

Os professores, que apenas se voltaram para a transmissão de conteúdo em sala e não se preocuparam efetivamente com os alunos, serão tão ignorados quanto boa parte do que estava nos livros e apostilas.

Eu defendo que nós, professores, nos interessemos pelo aluno. Esse interesse tem que ser verdadeiro. Tem que estar em nossa alma. O aluno percebe quando a gente não se importa com ele. E devolve o mesmo desinteresse por nós e pelo que ensinamos.

É claro que existem alunos displicentes e até arrogantes. Contudo, em hipótese alguma o professor pode assumir o discurso de “eles não querem saber de nada”. Quando faz isso, o docente bloqueia a relação. Torna-se um mero repetidor de conteúdos. Aí, se a aula já é cansativa pela própria natureza do que é uma aula, fica maçante, insuportável e o aprendizado não se efetiva.

Temos que nos manter motivados (o que nem sempre é fácil, reconheço) para despertar no aluno o desejo de aprender. Fácil? Claro que não. Entretanto, se a gente desistir de tentar despertá-los, é melhor desistirmos de vez da profissão.

Anúncios

4 comentários em “Educar é impactar vidas

  1. Fez a escolha certa em ser Professor!!
    Concordo com seu argumento, e que tenhamos mais professores que idealizam uma relação assim com os alunos. Afinal, faz bem em todos os sentidos essa atitude de melhorarmos. Já fiz um post no blog falando um pouco sobre esse assunto. Parabéns professor, 13 anos é bastante tempo. Um dia chego lá rs. Partilhe mais sobre suas experiências. Adoraria ler. Grande abraço!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s