Desempregados perdem a esperança de uma nova oportunidade de trabalho

A gente fechou a última semana com alguns números preocupantes. Segundo dados do IBGE, o número de brasileiros que desistiu de procurar emprego bateu recorde. Mais de 4 milhões e 800 mil trabalhadores perderam a esperança de conseguir um emprego.

Esse é o número mais alto já registrado na série histórica iniciada em 2012.

Essas pessoas não acreditam mais na possibilidade de ter um trabalho, com carteira assinada, direitos… Simplesmente aceitaram a condição atual e estão tentando sobreviver por conta própria.

Não é difícil compreender o desalento dessas milhões de pessoas. O mercado segue retraído, sem expectativas de expansão. O varejo, por exemplo, que é fundamental na geração de empregos, cortou a estimativa de abertura de lojas em 75%.

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, o varejo deverá ganhar apenas 5 mil e 200 novos estabelecimentos em 2018. A estimativa para este ano era de pelo menos 20 mil e 700 novos estabelecimentos comerciais.

Os motivos desta retração são conhecidos: incerteza nos cenários político e econômico, fraco mercado de trabalho e a desvalorização do real.

São quadros como estes que devem nos motivar, como cidadãos, a pensar o futuro do Brasil para além das frases feitas e das obviedades sustentadas por alguns candidatos à presidência da República.

Anúncios

2 comentários em “Desempregados perdem a esperança de uma nova oportunidade de trabalho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s