O chefe da Amazon na Índia não quer e-mails de trabalho depois das 18 horas. Ami Agarwal defende que a equipe dele se desconecte… Segundo ele, que as pessoas vivam a vida.
Hoje, é cada vez mais difícil deixar o trabalho no fim da tarde e se desconectar. Com frequência, a gente leva trabalho pra casa. Outras pessoas fazem mais que isso: efetivamente, trabalham no período da noite. Gente como eu… que trabalha por três turnos, diariamente.
É fato que cada pessoa faz o que precisa fazer para sobreviver. Temos contas a pagar. E o modo de vida contemporâneo não se resume apenas à comida na mesa. É bem mais que isso e tudo tem um custo alto.
Porém, a gente não paga contas com dinheiro. A gente paga com minutos, horas, dias, meses da nossa vida. Cada produto que compramos são horas da nossa existência gastas na aquisição daquele bem.
Enquanto isso, a vida passa.
E se é verdade que muita gente precisa trabalhar além das 18 horas para sobreviver, também é verdade que algumas coisas poderiam ser melhor administradas para que pudéssemos ter mais tempo para nós, para fazer coisas que gostamos, para ter lazer… para viver.
Os e-mails de trabalho, as dezenas de recados no whatsapp, os diálogos nas redes sociais… Muito disso, relacionado ao dia a dia da empresa, deveria ficar na empresa.
A ideia do chefe da Amazon deveria servir de parâmetro para todos nós. Deveríamos fazer o nosso melhor, com todo nosso empenho, no tempo em que estamos trabalhando. Porém, fora da empresa, deveríamos nos desconectar.
Isso asseguraria mais qualidade de vida. E certamente muito mais produtividade.
Parece uma ideia revolucionária nos tempos em que vivemos. Entretanto, se a gente quiser ter saúde, e principalmente saúde emocional, desconectar do trabalho deve se tornar uma de nossas prioridades.
Excelente reflexão. Entramos em um ciclo vicioso onde trabalhamos cada vez mais para ter mais coisas, deixando escorrer pelos dedos a felicidade que existe nas coisas mais simples da vida.
Tenho um texto em meu blog sobre isso, seria uma honra se você lesse. http://www.douglasdenck.com.br/vida/
CurtirCurtir
Às vezes eu fico pensando o que aconteceria se eu me recusasse a ter WhatsApp…. Porque na maioria das vezes não rola nenhuma conversa produtiva, e se é trabalho, que fale comigo durante o horário comercial!
Cheguei a receber mensagens de chefe depois da meia noite e também nos finais de semana se tratando de coisas que poderiam tranquilamente esperar até segunda-feira e com assuntos que não estavam relacionados ao meu trabalho e sim ao de outra pessoa. Só serviram pra me deixar estressada e odiando o trabalho durante o final de semana inteiro.
CurtirCurtir
Muita gente convive com essa ansiedade constante, caríssima. A gente precisa se disciplinar e se desconectar… E fazer os outros nos respeitarem.
CurtirCurtido por 1 pessoa