Futuro do comércio de rua no Brasil

Geralmente é arriscado fazer projeções para o futuro. Porém, alguns movimentos nos permitem especular. Por exemplo, tenho comigo que o comércio de rua nas médias e grandes cidades deve encolher cada vez mais.

Não faz sentido encarar o trânsito, as dificuldades de estacionamento, os flanelinhas, se a gente tem a tranquilidade dos shoppings, com todas as suas opções, para fazermos compras.

Mas, mais do que a alternativa dos shoppings, temos hoje o comércio online. E este me parece ser o futuro do varejo. Penso que até mesmo os shoppings estão ameaçados.

Nos Estados Unidos, por exemplo, estima-se que um a cada quatro shoppings vai fechar até 2022. E o motivo é um só: as redes físicas estão sendo substituídas ou incorporadas pelas grandes lojas virtuais.

A Amazon, por exemplo, comprou em 2017 uma grande rede física de alimentos saudáveis por mais de 13 bilhões e 700 milhões de dólares.

No Brasil, esse movimento de aquisições ainda não é significativo. Porém, só no primeiro semestre deste ano, o e-commerce brasileiro cresceu 31% em relação ao mesmo período do ano passado.

O segmento que mais movimentou compras no comércio online foi a moda. O crescimento foi de 21%.

Quem, há dez ou quinze anos, apostaria que as pessoas deixariam de ir provar roupas numa loja, escolher pessoalmente cor, modelo… para comprar por um aplicativo de celular, por exemplo?

O setor de eletrônicos também cresceu 9% no primeiro semestre.

E a forma de pagamento mais utilizada foi o cartão de crédito – 57% dos consumidores pagaram com cartão.

Cá com meus botões, penso que esse movimento precisa ser observado por quem está no comércio hoje. Não dá para ignorar a importância de pouco a pouco marcar presença no universo digital e, principalmente, criar canais para vendas online.

Esse já não é o futuro. É o presente! Com tendência de crescimento acelerado, mesmo em tempo de crise econômica no Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s