O medo como estratégia para conquista de votos

Provocar o medo é uma das estratégias mais usadas nas campanhas eleitorais. Parte-se de um ou outro episódio factível, que possa sustentar uma “teoria”, e o medo se espalha. Foi assim no passado… Foi assim no passado recente do Brasil e se repete neste ano.

Efetivamente, não se fala em projetos. Com exceção de um ou outro candidato, que insiste em apresentar algumas de suas ideias, a maioria apela mesmo é para o discurso fácil, que mexe com as emoções das pessoas.

Lembro que durante muito tempo as pessoas tinham medo dos comunistas. Chegava-se ao ponto de temer o que os comunistas poderiam fazer com a vida das crianças.

O medo de comunistas ainda existe. Mas agora se associam a eles outros medos: fim da família, pedofilia, indulto ao ex-presidente Lula… Coisas do tipo.

Mas também existe o medo de que o país seja transformado numa outra Venezuela, que urnas eleitorais sejam fraudadas, que homossexuais sejam punidos, que negros percam os poucos direitos que conquistaram, que os professores sejam impedidos de se expressar livremente em sala de aula…

Ou seja, recorre-se ao medo como estratégia para conquistar os votos da população. Como o eleitorado conhece pouco da história, não entende as estruturas jurídicas, não sabe as atribuições de cada cargo na hierarquia público, muito menos compreende a psicologia social, as próprias pessoas ajudam a espalhar o medo por meio de mensagens de texto, vídeo e até memes nas redes sociais e whatsapp.

Tudo isso é lamentável, porque, no final das contas, não ocuparão os cargos de comando da nação e dos estados aqueles que têm os melhores projetos para nossa gente. Serão eleitos aqueles que forem mais eficientes em disseminar o medo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s