A síndrome do pensamento mágico

Um dos grandes problemas do brasileiro é manter uma espécie de pensamento mágico. A gente acredita que, no final, as coisas se ajeitam.

Você anda sem o documento do carro e acredita que, se for parado numa blitz, por alguma mágica, o veículo não será retido. E se for retido, a gente conhece alguém que pode dar um jeito é liberar o carro.

Você vai fazer uma prova e não estuda tudo que precisaria estudar. O aluno brasileiro acredita que, de alguma maneira, vai tirar a nota. E se não tirar, ainda assim existirá alguma maneira de resolver o problema.

A gente faz isso em quase todas as esferas da vida. Inclusive na política. A gente vota acreditando em alguma mágica, num ser que possa resolver todos os problemas. E, se não funcionar, sempre haverá um amanhã para tentarmos de novo.

Esta forma de pensar tem muito a ver com o que convencionamos chamar de “jeitinho brasileiro”. Acreditamos sempre que é possível dar um jeito e tudo vai ficar bem. E se não ficar, a gente ri da desgraça e segue em frente porque “a vida é assim mesmo”.

Mas, olha só, não é assim. Não pode ser assim. Um prédio grandioso não se constrói sem planejamento, sem contar com os melhores profissionais, materiais de excelente qualidade… A vida da gente não será bem sucedida se não for orientada por bons princípios, por cuidados, responsabilidade, comprometimento… O mesmo vale para uma carreira… O mesmo vale para um país.

Não existe mágica para o sucesso. Não é com jeitinho que se faz algo de qualidade. O jeitinho é só o quebra-galho. Mas o quebra-galho nunca é realmente satisfatório. Não é digno de elogios. Muito menos é capaz de mudar a vida das pessoas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s