Gostamos do discurso das regras, só não gostamos de respeitá-las

O brasileiro gosta do discurso sobre regras, mas não gosta de viver com regras. E isso começa nas pequenas coisas.

Quer um exemplo? O respeito ao horário.

Todos os dias eu vejo alunos chegando atrasados no colégio. Muitas vezes, por certo descuido deles; porém, na maioria das vezes, por conta dos pais.

E aí a mensagem que passam para os filhos é: respeitar os horários não é importante.

Ontem foi realizada a primeira prova do Enem. E, como acontece todos os anos, alguns candidatos ficaram do lado de fora. Não chegaram a tempo.

De novo, o problema em respeitar o horário.

Mas há outras tantas regras que são atropeladas diariamente. Na escola, é o uso do uniforme, levar todo o material para a sala de aula, não usar o celular durante a aula…

No trabalho, cada empresa tem sua dinâmica. E suas próprias regras. Porém, sempre existem pessoas que encontram formas de burlá-las. Sem contar que todo chefe que exige o rígido cumprimento das regras é tido como chato, intransigente. Na prática, o chefe está apenas tendo que lembrar os compromissos que todos deveriam cumprir.

Na campanha eleitoral deste ano, ganhou o presidenciável que mais repetiu a ideia que acabaria com a bagunça em Brasília – ou seja, alguém que prometeu fazer cumprir as regras.

Muita gente aplaudiu e aprovou, por meio do voto.

Entretanto, qual será efetivamente nossas ações? Impostos serão pagos? Documentos estarão sempre em dia? Afinal, mudaremos nossas práticas e respeitaremos todas as regras – sejam elas de convivência ou de obrigações com o Estado, para o bom funcionamento do país?

Eu espero que sim. Mas ainda sonho que a gente comece respeitando as pequenas regras – seguir os horários, não faltar ao trabalho, manter os documentos do carro em dia, não furar sinal vermelho, respeitar os limites de velocidade, dar sempre a nota fiscal, não jogar lixo fora do lixo, não pisar na grama – onde é proibido… Coisas simples, mas que revelam a essência do que somos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s