A vida ativa esconde a nossa passividade diante do mundo

​A sociedade ativa é, na verdade, uma sociedade passiva. Gente ocupada é gente que não tem tempo para refletir, para pensar.

O cidadão trabalha tanto, está tanto tempo ocupado que, ao chegar em casa, quer desligar-se do mundo. Prefere assistir qualquer bobagem na televisão, ver vídeos engraçadinhos na internet… Não tem paciência para assuntos sérios.

Os temas complexos da economia, da política e até mesmo das artes e cultura ficam para os chamados especialistas.

As pessoas de vida ativa colocam o corpo em atividade, mas a mente passa a ser mero receptáculo de informações prontas, clichês. O olhar fica embaçado pelo encantamento de frases prontas, pelo comportamento supostamente corajoso e inovador de seus mitos políticos ou de seus gurus do YouTube.

Ao manterem-se em constante ativ​id​a​de​, as pessoas ignoram a própria passividade. Não conseguem vislumbrar que a reflexão mais elaborada tem sido ignorada, tampouco que as informações que reproduzem​ em suas falas​ são rasas e, por vezes, desprovidas de sensibilidade.

​Há outra implicação: a atividade constante alimenta a ilusão da cidadania, do agir político e reforça nas pessoas a sensação de que “estamos contribuindo para o desenvolvimento do país”.

Ocupados, não percebemos que a vida ativa ​é ativa tão somente no corpo e na agitação da mente. Esse jeito de viver ​consome nossas energias para observar o mundo e suas contradições. Deixamos de ser capazes de pensar por nós mesmos na busca das soluções. Achamos chato, massante o estudo, a leitura mais complexa e preferimos o conforto do lugar-comum, do já conhecido. Tornamo-nos alienados de nós mesmos e da sociedade a qual pertencemos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s