Não use a régua do outro para medir o seu sucesso

​Olhar para outras pessoas com admiração e buscar aprender com elas é uma das grandes qualidades de uma pessoa.

Quando temos a capacidade de admirar as outras, demonstramos ter um coração generoso, amável… Um coração livre de inveja.

Se olhamos para essas pessoas e nos dispomos a aprender com elas, a tentar ter algumas das qualidades delas, revelamos estar abertos ao crescimento pessoal, que temos disposição para rever nossas práticas e até mesmo algumas nossas verdades.

Entretanto, quando o olhar para o outro é de comparação… Quando tento medir o meu desenvolvimento, o meu sucesso com a régua alheia, não apenas uso a medida errada; agrido minha autoestima, meu amor próprio.

Se admiro, mas quero ser igual ao outro, ter o que o outro tem… Não admiro; de certo modo, invejo. E isso causa dor, sofrimento.

O outro pode ser motivo de inspiração; nunca de comparação. A vida que possuo, meus desejos, minha história, meus relacionamentos… Tudo que me faz ser quem sou me faz ter um tempo específico para o meu desenvolvimento. Isso quer dizer que cada um de nós tem seu próprio ritmo de aprendizado, tem condições distintas do outro… Condições essas que produzem resultados diferentes.

Algumas pessoas para chegarem ao topo da carreira profissional levaram menos de cinco anos; outras demoram vinte. Isso significa que quem chegou em menos tempo é melhor que a outra? Não. Significa apenas que possuíam histórias e condições distintas que motivaram tempos diferentes para obterem resultados semelhantes.

Portanto, fica a dica: não use a régua do outro para medir seu próprio desenvolvimento. Cada um de nós é único. Entender isso é respeitar a si mesmo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s