Nem todo esforço terá as recompensas esperadas

Ilude-se quem acredita que todo esforço será recompensado com a vitória desejada. Haverá ocasiões nas quais trabalharemos muito para realizar um determinado projeto e não teremos resultado.

Eu acredito plenamente que vale a pena esforçar-se, empenhar-se totalmente num projeto, numa tarefa, num sonho pessoal. Também acredito que sempre vale a pena plantar boas sementes na caminha da vida. Mas isso não significa que todas as vezes que faço coisas boas, recebo coisas boas. Tampouco significa que todo investimento em um projeto vai resultar naquilo que eu esperava.

Existem pessoas de coração bom, amável, generoso… Gente que vive dignamente e parece incapaz de ser injusta. Ainda assim, não raras vezes essas pessoas recebem coisas ruins do mundo. Por outro, tem gente que é mau carácter, que age de maneira negativa e se dá bem.

Vale o mesmo para nossos projetos. Às vezes, investe-se muita energia, dinheiro… Tudo foi feito com planejamento, organização, cooperação… E dá errado. Enquanto isso, tem gente que parece conquistar tudo de “mão beijada”.

É fato, nem sempre há justiça.

Porém, eu ainda acredito que todo esforço empenhado com ética, honestidade vale a pena. Acredito sim que todo bom esforço não é vão.

– Como assim, Ronaldo?; talvez você diga. – Você acabou de dizer que nem sempre há justiça.

É verdade. Não há garantia de que dará tudo certo para quem faz as coisas certas.

Mas o empenho nunca será vão. Quando nos esforçamos e os resultados não aparecem, ainda assim, olhamos para traz e sabemos que fizemos o melhor, sem atropelarmos ninguém, sem magoarmos as pessoas. Essa é uma forma de recompensa: estar em paz.

Há outra recompensa: enquanto nos esforçamos, vamos nos relacionando com as pessoas; estando sendo somos observados. Quem está ao nosso lado sabe quem somos. Talvez não tenha dado certo o que queríamos, mas o percurso que fizemos não fica vazio. Colhemos amizades sinceras, ajuda, reconhecimento… E o aprendizado adquirido nos pertence. É nosso!

Essas coisas asseguram o que precisamos para novos sonhos, novos projetos e para vivermos uma boa vida.

Afinal, embora a ideia seja um tanto clichê, resume uma importante verdade: o maior fracassado não é quem nunca perdeu; fracassado é quem nunca lutou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s