Por que a gente tem dificuldade para mudar comportamentos?

Sabe por que a gente tem dificuldade para mudar comportamentos? Porque espera ter vontade.

Durante o fim de semana, decidimos começar a dieta na segunda-feira. Chega a segunda, um amigo convida pra almoçar naquele restaurante bacana… No fim da tarde, tem um bolinho de aniversário pra uma colega do escritório… Lá se vai o início da dieta.

Em dezembro, decidimos que vamos fazer um curso no ano novo. Fazemos planos… Sonhamos. Mas chega o ano novo e nos sentimos cansados. Não conseguimos fazer quase nada do que planejamos.

Por que isso acontece?

Porque esperamos que a decisão venha acompanhada da vontade de fazer.

A gente acha que o simples fato de tomarmos uma decisão racionalmente será suficiente para despertar em nós a vontade de colocar tudo em prática.

Infelizmente, não funciona assim.

Eu faço exercícios físicos regularmente 3 ou 4 vezes por semana. Tem gente que comenta: “você gosta de academia, né?”. Não, gente… Não gosto! Eu faço, porque entendo que preciso me exercitar. Depois de anos me exercitando, já tenho o hábito. Mas, se dependesse da vontade, ficaria mais tempo na cama.

Nosso cérebro manda informações para o nosso corpo baseadas nas coisas que nos dão prazer.

Por isso, diante uma mesa farta, não dá para contar com a vontade. O corpo vai dizer “coma tudo que puder”. A decisão de não comer terá que ser racional. Será um esforço grande, vai consumir bastante energia…

Vale o mesmo para todas as outras decisões que tomamos. Para que saiam dos planos e se tornem realizações, será necessário contrariar as próprias vontades. O corpo vai dizer “estou cansado”, “não quero” e você terá que agir contrariando tudo isso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s