Aprendendo com Paulo Freire: somos condicionados, mas não determinados

Ouça a versão em podcast!

A leitura de Paulo Freire nos leva a sonhar com a liberdade, com a autonomia, com a possibilidade de cada pessoa escrever sua própria história.

Paulo Freire não propôs uma educação para atender o mundo das máquinas, das tecnologias, para levar as pessoas a ganharem dinheiro. O propósito dele era fazer da educação uma ferramenta de desenvolvimento do ser.

A educação para a liberdade… A educação para a felicidade.

Tem uma frase dele que é maravilhosa. Ele disse que “somos seres condicionados mas não determinados”.

Freire afirma isso em oposição a ideia de que a genética, a cultura, as condições sociais e econômicas, a história determinariam quem somos.

Na opinião de Paulo Freire, é evidente que todos esses elementos condicionam nossa vida. Ou seja, participam de nossa formação e criam barreiras que podem impedir nosso desenvolvimento.

Entretanto, condicionar não é determinar. Não significa que, se nasci num certo ambiente, serei exatamente igual as pessoas que ali estão. Tampouco significa que minha genética vai determinar quem serei.

Todos estamos submetidos aos condicionamentos genéticos, culturais e sociais. Mas ainda assim podemos escrever nossa própria história. E a educação é a ferramenta mais poderosa para abrir novos caminhos, novas possibilidades de ser.

Paulo Freire afirma: “a história é um tempo de possibilidades e não de determinismo”. O futuro está aberto… Nós podemos construí-lo.

Em Paulo Freire, não há lugar para o fatalismo, para a desesperança. E a educação é este lugar de construção dos sonhos, de superação das ideologias que nos apequenam, que nos tornam meras peças de um jogo em que o final já está decidido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s