Aprendendo com Paulo Freire: Qual é a atitude correta diante do conhecimento?

Ouça a versão em podcast!

Paulo Freire tem uma resposta belíssima para essa pergunta. O educador sustentava que todo conhecimento tem história; noutras palavras, é datado. Trata-se de um saber que é relevante hoje, mas deixará de ser amanhã.

Segundo Paulo Freire, ensinar a pensar certo é ensinar que as pessoas devem se empenharem na busca pelo conhecimento existente, mas nunca se conformarem com o que aprenderam. Devem estar abertas às novidades.

Veja só como isso é atual! O que dizem os especialistas em mercado e pesquisadores desta sociedade tecnológica? Dizem que apenas vão sobreviver e serão bem-sucedidas aquelas pessoas que estão abertas ao constante aprendizado. Aprender sempre, aprender todos os dias.

Curiosamente, tenham ou não estudado Paulo Freire, o que esses profetas do amanhã estão falando é algo que já estava presente nas teorias do pensador brasileiro.

Paulo Freire afirmava que o conhecimento do mundo tem historicidade. “Ao ser produzido, o conhecimento novo supera outro que antes foi novo e que se fez velho”, diz ele.

O autor continua… [O conhecimento existente hoje] “se dispõe a ser ultrapassado por outro amanhã”.

Quando observamos o mundo em que vivemos e todo movimento das ciências, notamos claramente essa substituição dos conhecimentos.

Por isso, o autor ressalta que ensinar a pensar certo é promover um modelo de educação que auxilie a pessoa a “conhecer o conhecimento existente quanto saber que estamos abertos e aptos à produção do conhecimento ainda não existente”.

Ou seja, todos nós devemos estar em constante busca pelo conhecimento já produzido, mas, ao mesmo tempo, abertos ao novo – inclusive dispostos a produzirmos esses novos saberes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s